O sol começa a descer por trás da vegetação da Ilha da Restinga, na outra margem do rio Paraíba, colorindo o céu de amarelo, laranja e lilás. Então se ouvem as primeiras notas do Bolero, do compositor francês Maurice Ravel, executadas pelo saxofonista Jurandy. É assim o pôr do sol da praia do Jacaré, em Cabedelo (Grande João Pessoa). Depois do Bolero, Jurandy toca Asa branca, de Luiz Gonzaga, e Meu sublime torrão, de Genival Macedo, espécie de hino não oficial da Paraíba.
PINHEIRO, A. Sol se põe embalado pelo Bolero de Ravel. Disponível em: http://tools.folha.com.br. Acesso em: 16 set. 2012 (adaptado).
A interpretação musical de Jurandy do Sax, codinome de José Jurandy Félix, apresenta um repertório caracterizado pela
A) inter-relação de referenciais estéticos aparentemente distanciados.
B) valorização de músicas que revelam mensagens de serenidade.
C) consagração do repertório erudito como cultura dominante.
D) iniciativa de estímulo à vocação turística da cidade.
E) divisão hierárquica entre gêneros e estilos musicais.
Solução
A interpretação musical de Jurandy do Sax apresenta um repertório que combina elementos de diferentes tradições musicais, como o Bolero de Ravel, uma obra erudita, e Asa Branca de Luiz Gonzaga e Meu Sublime Torrão de Genival Macedo, que pertencem à música popular brasileira. Essa inter-relação de referenciais estéticos, aparentemente distantes, cria uma fusão entre o erudito e o popular, refletindo a riqueza e a diversidade cultural do evento.
Alternativa A