No século XX, o transporte rodoviário e a aviação civil aceleraram o intercâmbio de pessoas e mercadorias, fazendo com que as distâncias e a percepção subjetiva das mesmas se reduzissem constantemente. É possível apontar uma tendência de universalização em vários campos, por exemplo, na globalização da economia, no armamentismo nuclear, na manipulação genética, entre outros.
HABERMAS, J. A constelação pós-nacional: ensaios políticos. São Paulo: Littera Mundi, 2001 (adaptado).
Os impactos e efeitos dessa universalização, conforme descritos no texto, podem ser analisados do ponto de vista moral, o que leva à defesa da criação de normas universais que estejam de acordo com
A) os valores culturais praticados pelos diferentes povos em suas tradições e costumes locais.
B) os pactos assinados pelos grandes líderes políticos, os quais dispõem de condições para tomar decisões.
C) os sentimentos de respeito e fé no cumprimento de valores religiosos relativos à justiça divina.
D) os sistemas políticos e seus processos consensuais e democráticos de formação de normas gerais.
E) os imperativos técnico-científicos, que determinam com exatidão o grau de justiça das normas.
Solução
No contexto da universalização descrita, que abrange desde o transporte e a comunicação até avanços como o armamentismo nuclear e a manipulação genética, a criação de normas universais deve ser fundamentada em processos políticos e democráticos. Isso significa que, para garantir que as normas sejam justas e amplamente aceitas, elas devem ser elaboradas através de sistemas políticos que promovam o consenso e a participação democrática. Esse enfoque assegura que as normas respeitem uma diversidade de valores e contextos, refletindo um compromisso com a justiça e a equidade em um cenário global interconectado.
Alternativa D