É nesse sentido que se defendem a valorização e a inclusão das vozes dos grupos oprimidos, que deixam de ser silenciadas para ganhar espaço e reconhecimento no currículo escolar, superando visões etnocêntricas e homogeneizantes. No âmbito da educação física, isso significa o diálogo com o estudo das manifestações corporais dos diversos grupos culturais, sem qualquer tipo de hierarquização entre elas.
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F.; LIMA, M. E. (Org.). Educação física e culturas: ensaios sobre a prática. São Paulo: Feusp, 2014.
Com base nas ideias do texto, pode ser considerado(a) uma atividade visão homogeneizante e confira voz aos grupos oprimidos o(a)
A) prática de fundamentos do futebol.
B) preparação de uma rotina de ginástica.
C) desenvolvimento das técnicas do voleibol.
D) estudo da inserção do skate na cultura brasileira.
E) envolvimento dos alunos nas olimpíadas escolares.
Solução
Essa questão foi anulada devido à imprecisão das informações contidas no enunciado, o que gerava uma interpretação, de certo modo, ambígua entre as alternativas.
O estudo da inserção do skate na cultura brasileira valoriza uma manifestação corporal que emerge de um grupo cultural específico, dando voz a uma prática muitas vezes marginalizada. Esse tipo de abordagem contraria visões etnocêntricas e homogeneizantes, pois inclui e reconhece expressões corporais que não fazem parte do currículo escolar tradicional, muitas vezes dominado por esportes institucionalizados, como o futebol ou o voleibol.
Alternativa D