A indústria do esporte eletrônico é um mercado que está crescendo em um ritmo mais rápido do que a economia mundial. Sua popularidade cresceu muito e no Brasil não é diferente. De acordo com os dados de uma pesquisa, mais de 64% dos brasileiros que jogam videogame já ouviram falar de esporte eletrônico. No entanto, o que chama a atenção é o crescimento superior a 10% do público praticante comparado ao ano anterior, que subiu de 44,7% para 55,4%. Trata-se de um percentual expressivo, já que o Brasil está no top 3 dentre os países que têm maior número de espectadores de esporte eletrônico do mundo. Comparado ao ano anterior, em 2020, o Brasil teve um marco de crescimento de 20% na audiência. Mundo afora, a árdua dedicação de grandes gamers contribuiu para o reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional, aliado a outras cinco federações esportivas e suas desenvolvedoras de jogos, que direcionaram um olhar mais atento ao assunto, permitindo dar o primeiro passo para concretizar, pela primeira vez na história dos jogos eletrônicos, um evento olímpico oficial.
Disponível em: https://chicoterra.com. Acesso em: 19 nov. 2021 (adaptado).
O contexto em que o esporte eletrônico é apresentado no texto demonstra o(a)
A) condição favorável à expansão dessa modalidade.
B) promoção dessa prática por jogadores profissionais.
C) impulsionamento de um processo de marketing.
D) favorecimento de fabricantes dos jogos.
E) modificação da audiência televisiva.
Solução
O texto destaca o crescimento expressivo do esporte eletrônico, tanto em termos de popularidade quanto de audiência, especialmente no Brasil, que está entre os países com maior número de espectadores. Além disso, menciona o reconhecimento pelo Comitê Olímpico Internacional, sugerindo que o cenário é favorável para a expansão dessa modalidade. A combinação de aumento no número de jogadores e espectadores, juntamente com o interesse de entidades esportivas globais, indica uma tendência de crescimento contínuo para o esporte eletrônico.
Alternativa A