
Campanhas de conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de mama estão presentes no cotidiano das brasileiras, possibilitando maiores chances de cura para a paciente, em especial se a doença for detectada precocemente. Pela análise dos recursos verbais e não verbais dessa peça publicitária, constata-se que o cartaz
A) promove o convencimento do público feminino, porque associa as palavras “prevenção” e “conscientização”.
B) busca persuadir as mulheres brasileiras, valendo-se do duplo sentido da palavra “tocar”
C) objetiva chamar a atenção para um assunto evitado por mulheres mais velhas.
D) convence a mulher a se engajar na campanha e a usar o laço rosa.
E) mostra a seriedade do assunto, evitado por muitas mulheres.
Solução
A palavra “tocar” na campanha tem um duplo sentido: tocar no assunto (falar sobre o câncer de mama) e tocar fisicamente as mamas, referindo-se à importância do autoexame para a detecção precoce da doença. Esse jogo de palavras é um recurso utilizado para sensibilizar e engajar o público.
Alternativa B