Questão 39 – ENEM 2015

Questão 39 – ENEM 2015

Na sociedade contemporânea, onde as relações sociais tendem a reger-se por imagens midiáticas, a imagem de um indivíduo, principalmente na indústria do espetáculo, pode agregar valor econômico na medida de seu incremento técnico: amplitude do espelhamento e da atenção pública. Aparecer é então mais do que ser; o sujeito é famoso porque é falado. Nesse âmbito, a lógica circulatória do mercado, ao mesmo tempo que acena democraticamente para as massas com supostos “ganhos distributivos” (a informação ilimitada, a quebra das supostas hierarquias culturais), afeta a velha cultura disseminada na esfera pública. A participação nas redes sociais, a obsessão dos selfies, tanto falar e ser falado quanto ser visto são índices do desejo de “espelhamento”.

SODRÉ, M. Disponível em: http://alias.estadao.com.br. Acesso em: 9 fev. 2015 (adaptado).

A crítica contida no texto sobre a sociedade contemporânea enfatiza

A) a prática identitária autorreferente.

B) a dinâmica política democratizante.

C) a produção instantânea de notícias.

D) os processos difusores de informações.

E) os mecanismos de convergência tecnológica.

Solução

O avanço tecnológico facilitou a criação e expansão das redes sociais. Com isso, os indivíduos passaram a adotar comportamentos mais individualistas, evidenciados pelo crescente foco na autoimagem e pela popularização das “selfies”, que refletem uma maior valorização do eu.

Alternativa A

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