| blog

Questão 39 – ENEM PPL 2011 (Caderno BRANCO)

Questão 39 – ENEM PPL 2011 (Caderno BRANCO)

Escrevendo em jornais, entrando para a política, fugindo para quilombos, montando pecúlios para comprar alforrias… Os negros brasileiros não esperaram passivamente pela libertação. Em vez disso, lutaram em diversas frentes contra a escravidão, a ponto de conseguir que, à época em que a Lei Áurea foi assinada, apenas uma pequena minoria continuasse formalmente a ser propriedade.

Antes da Lei Áurea. Liberdade Conquistada. Revista Nossa História. Ano 2, nº 19. São Paulo: Vera Cruz, 2005.

No que diz respeito à Abolição, o texto apresenta uma análise historiográfica realizada nas últimas décadas por historiadores, brasileiros e brasilianistas, que se diferencia das análises mais tradicionais. Essa análise recente apresenta a extinção do regime escravista, em grande parte, como resultado

A) da ação benevolente da Princesa Isabel, que, assessorada por intelectuais e políticos negros, tomou a abolição como uma causa pessoal.

B) da ação da imprensa engajada que, controlada por intelectuais brancos sensíveis à causa da liberdade, levantou a bandeira abolicionista. 

C) das necessidades do capitalismo inglês de substituir o trabalho escravo pelo assalariado, visando ampliar o mercado consumidor no Brasil.

D) da luta dos próprios negros, escravos ou libertos, que empreenderam um conjunto de ações que tornaram o regime escravista incapaz de se sustentar.

E) do espírito humanitário de uma moderna camada proprietária que, influenciada pelo liberalismo, tomou atitudes individuais, libertando seus escravos.

Solução

A análise historiográfica mais recente sobre a Abolição do regime escravista no Brasil enfatiza que a extinção da escravidão foi principalmente resultado da luta dos próprios negros, sejam eles escravizados ou libertos. Esses indivíduos realizaram uma série de ações diretas, como escrever em jornais, fugir para quilombos e acumular recursos para comprar suas alforrias, que tornaram o regime escravista insustentável. Portanto, a abolição não pode ser atribuída apenas a fatores externos, como a ação benevolente da Princesa Isabel ou pressões internacionais, mas também à resistência e ao empenho dos negros em sua própria libertação.

Alternativa D

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um colega:

Questões relacionadas:

Pesquise por exemplo:

• Questão 54 enem 2019
• Enem 2018
• Função

bg_popup_blog_cel-v1

Se cadastre para participar do curso semanal gratuito e receber os materiais!