1. Nós queremos cantar o amor ao perigo, o hábito da energia e da temeridade.
2. A coragem, a audácia, a rebelião serão elementos essenciais de nossa poesia.
3. A literatura exaltou até hoje a imobilidade pensativa, o êxtase. o sono. Nós queremos exaltar o movimento agressivo. a insónia febril, o passo de corrida, o salto mortal, o bofetão e o soco.
4. Nós afirmamos que a magnificência do mundo enriqueceu-se de uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida com seu cofre enfeitado com tubos grossos, semelhantes a serpentes de hálito explosivo… um automóvel rugidor, que parece correr sobre a metralha, é mais bonito que a Vitória de Samotrácia.
5. Nós queremos entoar hinos ao homem que segura o volante, cuja haste ideal atravessa a Terra, lançada também numa corrida sobre o circuito da sua órbita.
6. É preciso que o poeta prodigalize com ardor, fausto e munificiência, para aumentar o entusiástico fervor dos elementos primordiais.
MARINETTI. F. T. Manifesto futurista. In: TELES. G. M. Vanguardas europeias e Modernismo brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1985
O documento de Marinetti, de 1909, propõe os referenciais estéticos do Futurismo, que valorizam a:
A) composição estática.
B) inovação tecnológica.
C) suspensão do tempo.
D) retomada do Helenismo.
E) manutenção das tradições.
Solução
No Manifesto Futurista de 1909, elementos como velocidade, movimento e rebelião são valorizados, como mostrado no trecho: “um automóvel rugidor […] é mais bonito que a Vitória de Samotrácia”. Esse manifesto enaltece a inovação tecnológica como referência estética, enfatizando o dinamismo da era moderna. A valorização do automóvel e da velocidade ilustra o entusiasmo pelo avanço técnico e pela transformação radical do mundo, propondo uma nova visão estética centrada no progresso e na força do homem moderno.
Alternativa B