Questão 41 – ENEM 2011

Questão 41 – ENEM 2011

A consolidação do regime democrático no Brasil contra os extremismos da esquerda e da direita exige ação enérgica e permanente no sentido do aprimoramento das instituições políticas e da realização de reformas corajosas no terreno econômico, financeiro e social.

Mensagem programática da União Democrática Nacional (UDN) – 1957.

Os trabalhadores deverão exigir a constituição de um governo nacionalista e democrático, com participação dos trabalhadores para a realização das seguintes medidas: a) Reforma bancária progressista; b) Reforma agrária que extinga o latifúndio; c) Regulamentação da Lei de Remessas de Lucros.

Manifesto do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) – 1962.

BONAVIDES, P; AMARAL, R. Textos políticos da história do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2002.

Nos anos 1960 eram comuns as disputas pelo significado de termos usados no debate político, como democracia e reforma. Se, para os setores aglutinados em torno da UDN, as reformas deveriam assegurar o livre mercado, para aqueles organizados no CGT, elas deveriam resultar em

A) fim da intervenção estatal na economia.

B) crescimento do setor de bens de consumo.

C) controle do desenvolvimento industrial.

D) atração de investimentos estrangeiros.

E) limitação da propriedade privada.

Solução

Nos anos 1960, o debate político no Brasil envolvia diferentes interpretações sobre termos como “democracia” e “reforma”, refletindo as divergências ideológicas entre os grupos políticos da época. A União Democrática Nacional (UDN) defendia reformas voltadas para a garantia do livre mercado e a proteção da economia capitalista. Por outro lado, o Comando Geral dos Trabalhadores (CGT), em seu manifesto de 1962, advogava por medidas que visavam a transformação social e econômica com uma perspectiva mais progressista. Para o CGT, as reformas deveriam se concentrar em limitar a propriedade privada para promover uma distribuição mais equitativa da riqueza e da terra. Isso incluía a implementação de uma reforma agrária que buscasse a extinção dos grandes latifúndios, evidenciando uma tentativa de reduzir a concentração de terras e poder econômico nas mãos de poucos.

Portanto, a proposta do CGT de reformas tinha como objetivo principal a limitação da propriedade privada, com o intuito de combater a concentração de terras e promover uma maior justiça social e econômica.

Alterativa E

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um colega:

Questões relacionadas:

Pesquise por exemplo:

• Questão 54 enem 2019
• Enem 2018
• Função

bg_popup_blog_cel-v1

Se cadastre para participar do curso semanal gratuito e receber os materiais!