O Brasil somou cerca de 60 mil novos casos de câncer de mama até o final de 2019, número que corresponde a 25% de todos os diagnósticos da condição registrados no país, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Apesar de o Outubro Rosa ser o mês de conscientização sobre a questão voltada para as mulheres, é muito importante lembrar que um dos grandes mitos da medicina é o de que o câncer de mama não afeta o sexo masculino.
Fatores importantes para detectar o câncer de mama masculino:
1. Genética: se houver casos na família, as chances são um pouco mais elevadas.
2. Hormônios: homens podem desenvolver tecido real das glândulas mamárias por tomarem certos medicamentos ou apresentarem níveis hormonais anormais.
3. Caroços: é necessário que os médicos se atentem a alguns sintomas suspeitos, como um caroço na área do tórax.
4. Retração na pele: em situações mais graves do câncer de mama masculino, é possível também ocorrer uma retração do mamilo.
Disponível em: https://pebmed.com.br. Acesso em: 24 nov. 2021 (adaptado).
As informações dessa reportagem auxiliam no combate ao câncer de mama masculino por apresentarem um alerta sobre o(s)
A) sinais indicadores da doença.
B) índice de crescimento de casos.
C) exames para diagnóstico do tumor.
D) mitos a respeito da herança genética.
E) período de campanhas de conscientização.
Solução
As informações da reportagem auxiliam no combate ao câncer de mama masculino ao apresentarem um alerta sobre os sinais indicadores da doença. São destacados fatores como a presença de caroços, alterações na pele e o impacto da genética e dos hormônios, que são importantes para detectar a doença de forma precoce e eficaz, ajudando na conscientização sobre o câncer de mama também no sexo masculino.
Alternativa A