A partir da década de 1980, o voleibol começa a ser visto como um ótimo meio de comercialização de produtos esportivos. Esse fenômeno apresenta uma vertiginosa escalada na década de 1990, e a Federação Internacional de Voleibol, tendo o mexicano Rubem Acosta na presidência, vê-se com a obrigação de alterar algumas regras para a melhoria do voleibol como espetáculo, já que a alta performance alcançada pelas equipes vinha tornando enfadonhas as competições.
SANTOS NETO, S. C. A evolução das regras visando ao espetáculo no voleibol. Disponível em: www.efdeportes.com. Acesso em: 3 ago. 2012 (adaptado).
Uma das principais mudanças nas regras do voleibol, decorrentes do processo identificado no texto, refere-se à
A) restrição para que a bola possa ser tocada apenas pelas partes do corpo acima da cintura, imprimindo maior dinamicidade ao jogo.
B) modificação na contagem de pontos, com o fim do sistema de vantagem, tornando as partidas mais interessantes para as transmissões televisivas.
C) destinação de um espaço restrito e predefinido para a realização do saque, permitindo um maior índice de acertos nesse fundamento do jogo.
D) indicação de que contatos simultâneos sejam considerados como toque apenas, permitindo maior permanência da bola em disputa.
E) permissão ao chamado bloqueio ou ataque, ampliando a possibilidade de utilização de recursos técnicos e estratégicos no jogo.
Solução
Na década de 1990, uma das principais mudanças nas regras do voleibol foi a introdução do sistema de “rally point”, em que um ponto é marcado em cada jogada, independentemente de quem está sacando, o que tornou as partidas mais dinâmicas e previsíveis em duração, favorecendo as transmissões televisivas e o espetáculo esportivo.
Alternativa B.