| blog

Questão 44 – ENEM 2022

Questão 44 – ENEM 2022

Questão 44 - ENEM 2022 -

SILVEIRA, R. In absentia, 1983. Instalação, 17ª Bienal de São Paulo. Disponível em: www.bienal.org.br. Acesso em: set. 2016 (adaptado).

O termo ready-made foi criado por Marcel Duchamp (1887-1968) para designar um tipo de objeto, por ele inventado, que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzidos em massa, selecionados sem critérios estéticos e expostos como obras de arte em espaços especializados (museus e galerias). Seu primeiro ready-made, de 1912, é uma roda de bicicleta montada sobre um banquinho  (Roda de bicicleta). Ao transformar qualquer objeto em obra de arte, o artista realiza uma crítica radical ao sistema da arte.

Disponível em: www.bienal.org.br. Acesso em: 1 set. 2016 (adaptado)

A instalação In absentia propõe um diálogo com o ready-made Roda de bicicleta, demonstrando que

A) as formas de criticar obras do passado se repetem.

B) a recorrência de temas marca a arte do final do século XX.

C) as criações desmistificam os valores estéticos estabelecidos.

D) o distanciamento temporal permite a transformação dos referenciais estéticos.

E) o objeto ausente sugere a degradação da forma superando o modelo artístico.

Solução

Tanto a instalação In Absentia quanto a Roda de bicicleta, apesar de pertencerem a momentos artísticos diferentes, compartilham a ruptura com conceitos tradicionais de estética. O ready-made de Duchamp, representante do dadaísmo, é um exemplo de desmistificação do conceito de arte. De forma semelhante, a obra discutida no texto I não apenas faz referência à arte do dadaísta, mas também apresenta o conceito de uma obra artística enquanto ausência — uma ‘arte sem arte’.

Alternativa C

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um colega:

Questões relacionadas:

Pesquise por exemplo:

• Questão 54 enem 2019
• Enem 2018
• Função

bg_popup_blog_cel-v1

Se cadastre para participar do curso semanal gratuito e receber os materiais!