A linguagem é uma grande força de socialização, provavelmente a maior que existe. Com isso não queremos dizer apenas o fato mais ou menos óbvio de que a interação social dotada de significado é praticamente impossível sem a linguagem, mas que o mero fato de haver uma fala comum serve como um símbolo peculiarmente poderoso da solidariedade social entre aqueles que falam aquela língua.
SAPIR, E. A linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1980.
O texto destaca o entendimento segundo o qual a linguagem, como elemento do processo de socialização, constitui-se a partir de uma
A) necessidade de ligação com o transcendente.
B) relação de interdependência com a cultura.
C) estruturação da racionalidade científica.
D) imposição de caráter econômico.
E) herança de natureza biológica
Solução
O texto de Sapir destaca que a linguagem não apenas permite a interação social, mas também serve como um símbolo poderoso de solidariedade entre aqueles que compartilham uma mesma língua. Essa função da linguagem como um elemento crucial da socialização está diretamente ligada à sua relação com a cultura. A linguagem ajuda a construir e reforçar laços culturais e sociais, mostrando a interdependência entre a linguagem e os processos culturais e sociais. Portanto, o entendimento apresentado no texto é que a linguagem, enquanto elemento do processo de socialização, se constitui a partir de uma relação de interdependência com a cultura.
Alternativa B