As canções dos escravos tornaram-se espetáculos em eventos sociais e religiosos organizados pelos senhores e chegaram a ser cantadas e representadas, ao longo do século XIX, de forma estereotipada e depreciativa, pelos blackfaces dos Estados Unidos e Cuba, e pelos teatros de revista do Brasil. As canções escravas, sob a forma de cakewalks ou lundus, despontavam frequentemente no promissor mercado de partituras musicais, nos salões, nos teatros e até mesmo na nascente indústria fonográfica — mas não necessariamente seus protagonistas negros. O mundo do entretenimento e dos empresários musicais atlânticos produziu atraentes diversões dançantes com base em gêneros e ritmos identificados com a população negra das Américas.
ABREU, M. O legado das canções escravas nos Estados Unidos e no Brasil: diálogos musicais no pós-abolição.
Revista Brasileira de História, n. 69, jan.-jun. 2015.
A absorção de elementos da vivência escrava pela nascente indústria do lazer, como demonstrada no texto, caracteriza-se como
A) ação afirmativa.
B) missão civilizatória.
C) desobediência civil.
D) apropriação cultural.
E) comportamento xenofóbico.
Solução
O texto descreve como as canções dos escravos, originalmente uma expressão da cultura negra, foram adaptadas e utilizadas de maneira estereotipada e depreciativa por parte da nascente indústria do lazer, incluindo teatros e eventos sociais. Esse processo de absorção e adaptação de elementos culturais de um grupo, frequentemente sem o devido crédito aos criadores originais e muitas vezes de forma redutiva ou estereotipada, é conhecido como apropriação cultural.
Alternativa D