TEXTO I
É da maior utilidade saber falar de modo a persuadir e conter o arrebatamento dos espíritos desviados pela doçura da sua eloquência. Foi com este fim que me apliquei a formar uma biblioteca. Desde há muito tempo em Roma, em toda a Itália, na Germânia e na Bélgica, gastei muito dinheiro para pagar a copistas e livros, ajudado em cada província pela boa vontade e solicitude dos meus amigos.
GEBERTO DE AURILLAC. Lettres. Século X. Apud PEDRERO-SÁNCHEZ, M. G. História da Idade Média: texto e testemunhas. São Paulo: Unesp, 2000.
TEXTO II
Eu não sou doutor nem sequer sei do que trata esse livro; mas, como a gente tem que se acomodar às exigências da boa sociedade de Córdova, preciso ter uma biblioteca. Nas minhas prateleiras tenho um buraco exatamente do tamanho desse livro e como vejo que tem uma letra e encadernação muito bonitas, gostei dele e quis comprá-lo. Por outro lado, nem reparei no preço. Graças a Deus sobra-me dinheiro para essas coisas.
AL HADRAMI. Século X. Apud PEDRERO-SÁNCHEZ, M. G. A Península Ibérica entre o Oriente e o Ocidente: cristãos, judeus e muçulmanos. São Paulo: Atual, 2002.
Nesses textos do século X, percebem-se visões distintas sobre os livros e as bibliotecas em uma sociedade marcada pela
A) difusão da cultura favorecida pelas atividades urbanas.
B) laicização do saber, que era facilitada pela educação nobre.
C) ampliação da escolaridade realizada pelas corporações de ofício.
D) evolução da ciência que era provocada pelos intelectuais bizantinos.
E) publicização das escrituras, que era promovida pelos sábios religiosos.
Solução
Nos textos do século X apresentados, observam-se visões distintas sobre livros e bibliotecas:
– Texto I: Geberto investia pesadamente em livros e bibliotecas para influenciar e educar. Sua abordagem reflete a valorização profunda do saber e da cultura como ferramentas de prestígio e poder intelectual.
– Texto II: Al Hadrami adquiria livros mais por questões de status social e conformidade com as exigências da boa sociedade do que por interesse no conteúdo. Isso mostra uma abordagem mais superficial e pragmática em relação aos livros.
Essas diferenças ilustram como a difusão da cultura e a valorização dos livros eram influenciadas pelas atividades urbanas e pelas expectativas sociais da época. Assim, a alternativa que melhor descreve a característica marcante dessas visões é a difusão da cultura favorecida pelas atividades urbanas.
Alternativa A