In contemporary black popular culture, rap music has become one of the spaces where black vernacular speech is used in a manner that invites dominant mainstream culture to listen — to hear — and, to some extent, be transformed. However, one of the risks of this attempt at cultural translation is that it will trivialize black vernacular speech. When young white kids imitate this speech in ways that suggest it is the speech of those who are stupid or who are only interested in entertaining or being funny, then the subversive power of this speech is undermined.
HOOKS, B. Teaching to Transgress. New York: Routledge, 1994.
De acordo com Bell Hooks, intelectual negra estadunidense, o poder subversivo do rap consiste na possibilidade de
A) transformação da cultura americana dominante.
B) confronto com os valores da população branca americana.
C) mudança da norma-padrão da língua inglesa.
D) imitação do inglês negro por crianças brancas.
E) entretenimento promovido por esse estilo musical.
Solução
De acordo com Bell Hooks, o poder subversivo do rap reside na sua capacidade de usar a fala vernacular negra para convidar a cultura dominante a escutar, o que pode levar à sua transformação. No entanto, Hooks também alerta que esse poder subversivo pode ser comprometido quando crianças brancas imitam essa fala de maneira trivializadora, como se fosse apenas uma forma de entretenimento ou algo tolo.
Alternativa A