Questão 52 – ENEM 2018

Questão 52 – ENEM 2018

TEXTO I

Tudo aquilo que é válido para um tempo de guerra, em que todo homem é inimigo de todo homem, é válido também para o tempo durante o qual os homens vivem sem outra segurança senão a que lhes pode ser oferecida por sua própria força e invenção.

HOBBES, T. Leviatã. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

TEXTO II

Não vamos concluir, com Hobbes que, por não ter nenhuma ideia de bondade, o homem seja naturalmente mau. Esse autor deveria dizer que, sendo o estado de natureza aquele em que o cuidado de nossa conservação é menos prejudicial à dos outros, esse estado era, por conseguinte, o mais próprio à paz e o mais conveniente ao gênero humano.

ROUSSEAU, J.-J. Discurso sobre a origem e o fundamento da desigualdade entre os homens.
São Paulo: Martins Fontes, 1993 (adaptado).

Os trechos apresentam divergências conceituais entre autores que sustentam um entendimento segundo o qual a igualdade entre os homens se dá em razão de uma

A) predisposição ao conhecimento.

B) submissão ao transcendente.

C) tradição epistemológica.

D) condição original.

E) vocação política.

Solução

O enunciado apresentava trechos de Hobbes e Rousseau e abordava a igualdade entre os seres humanos. Ambos os autores, apesar de descreverem estados de natureza opostos, concordam que, originalmente, todos os humanos são iguais, sem distinções de nascimento. A alternativa correta é a D, que afirma que a igualdade é uma característica comum no estado de natureza para ambos os filósofos. As alternativas A, B, C e E estão incorretas porque não refletem essa concordância sobre a igualdade no estado de natureza.

Alternativa D

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um colega:

Questões relacionadas:

Pesquise por exemplo:

• Questão 54 enem 2019
• Enem 2018
• Função

bg_popup_blog_cel-v1

Se cadastre para participar do curso semanal gratuito e receber os materiais!