A crescente produção industrial lança ao ar diversas substâncias tóxicas que podem ser removidas pela passagem do ar contaminado em tanques para filtração por materiais porosos, ou para dissolução em água ou solventes orgânicos de baixa polaridade, ou para neutralização em soluções ácidas ou básicas. Um dos poluentes mais tóxicos liberados na atmosfera pela atividade industrial é a 2,3,7,8-tetraclorodioxina.
Esse poluente pode ser removido do ar pela passagem através de tanques contendo
A) hexano.
B) metanol.
C) água destilada.
D) ácido clorídrico aquoso.
E) hidróxido de amônio aquoso.
Solução
De forma simplificada, o vetor momento de dipolo em uma ligação química sempre aponta em direção ao átomo mais eletronegativo. Se o somatório de todos os vetores momento de dipolo em uma molécula for nulo, indica que ela é apolar.
Para a estrutura proposta, a soma dos vetores momento de dipolo é nula, indicando que a 2,3,7,8-tetraclorodioxina é apolar. Esse caráter apolar faz com que a dioxina interaja de forma eficiente com solventes apolares. Portanto, sua remoção do ar será eficaz utilizando tanques contendo hexano (um hidrocarboneto apolar), que é o único solvente entre as opções fornecidas capaz de dissolver a molécula em questão.
Alternativa A