Esse processo concentra a população de renda mais elevada e maior poder político em áreas mais centrais e privilegiadas em termos de empregos, infraestrutura básica e serviços sociais. Ao mesmo tempo, redistribui a população menos favorecida quanto a esses aspectos, constituindo uma ocupação periférica que se estende até os municípios limítrofes. Neles, as condições de acesso às áreas mais centrais são agravadas pelas grandes distâncias e pelas dificuldades relacionadas à eficiência do sistema de transporte.
CAIADO, M. C. S. Deslocamentos intraurbanos e estruturação socioespacial na metrópole brasiliense. São Paulo em Perspectiva, n. 4, out.-dez. 2005.
O texto caracteriza um estágio do processo de urbanização marcado pela
A) segregação socioespacial.
B) emancipação territorial.
C) conurbação planejada.
D) metropolização tardia.
E) expansão vertical.
Solução
O texto descreve um processo de urbanização em que há uma concentração da população de maior renda e poder político em áreas centrais e privilegiadas, enquanto a população menos favorecida é deslocada para áreas periféricas, com dificuldades de acesso às regiões centrais. Esse fenômeno é característico da segregação socioespacial, em que há uma divisão clara entre áreas mais privilegiadas e áreas mais marginalizadas dentro de uma metrópole.
Alternativa A