O biodiesel não é classificado como uma substância pura, mas como uma mistura de ésteres derivados dos ácidos graxos presentes em sua matéria-prima. As propriedades do biodiesel variam com a composição do óleo vegetal ou gordura animal que lhe deu origem, por exemplo, o teor de ésteres saturados é responsável pela maior estabilidade do biodiesel frente à oxidação, o que resulta em aumento da vida útil do biocombustível. O quadro ilustra o teor médio de ácidos graxos de algumas fontes oleaginosas.
Qual das fontes oleaginosas apresentadas produziria um biodiesel de maior resistência à oxidação?
A) Milho.
B) Palma.
C) Canola.
D) Algodão.
E) Amendoim.
Solução
De acordo com a tabela, o óleo de palma é o que possui o maior teor de ácidos graxos saturados e o teor de ésteres saturados é justamente o responsável pela maior estabilidade do biodiesel frente à oxidação. Os ácidos graxos saturados são identificados pelo número zero ao lado da quantidade de carbonos: C14:0, C16:0 e C18:0
Portanto, os ácidos mirístico (C14:0), palmítico (C16:0) e esteárico (C18:0) são classificados como saturados, enquanto os demais são insaturados.
Ao comparar as quantidades apresentadas pela tabela, fica evidente que a palma é a fonte oleaginosa que fornece os maiores teores de ácido graxo, o que resulta em um biodiesel de maior resistência à oxidação.
Alternativa B