A rede elétrica de uma residência tem tensão de 110 V e o morador compra, por engano, uma lâmpada incandescente com potência nominal de 100 W e tensão nominal de 220 V. Se essa lâmpada for ligada na rede de 110 V, o que acontecerá?
A) A lâmpada brilhará normalmente, mas como a tensão é a metade da prevista, a corrente elétrica será o dobro da normal, pois a potência elétrica é o produto de tensão pela corrente.
B) A lâmpada não acenderá, pois ela é feita para trabalhar apenas com tensão de 220 V, e não funciona com tensão abaixo desta.
C) A lâmpada irá acender dissipando uma potência de 50 W, pois como a tensão é metade da esperada, a potência também será reduzida à metade.
D) A lâmpada irá brilhar fracamente, pois com a metade da tensão nominal, a corrente elétrica também será menor e a potência dissipada será menos da metade da nominal.
E) A lâmpada queimará, pois como a tensão é menor do que a esperada, a corrente será maior, ultrapassando a corrente para a qual o filamento foi projetado.
Solução
Potência nominal é a potência máxima atingida pelo equipamento. Utilizando a equação da potência
temos que a corrente necessária na lâmpada comprada para atingir a potência nominal é:
Porém a potência dissipada Pd pela lâmpada com a instalação de 110V na residência será:
Sendo assim, o valor máximo atingido pela lâmpada será de 50W. Como a rede elétrica das residências é em corrente alternada, a tensão irá variar e a potência será, em geral, menor do que 50W.
Alternativa D