Diesel é uma mistura de hidrocarbonetos que também apresenta enxofre em sua composição. Esse enxofre é um componente indesejável, pois o trióxido de enxofre gerado é um dos grandes causadores da chuva ácida. Nos anos 1980, não havia regulamentação e era utilizado óleo diesel com 13 000 ppm de enxofre. Em 2009, o diesel passou a ter 1 800 ppm de enxofre (S1800) e, em seguida, foi inserido no mercado o diesel S500 (500 ppm). Em 2012, foi difundido o diesel S50, com 50 ppm de enxofre em sua composição. Atualmente, é produzido um diesel com teores de enxofre ainda menores.
Os impactos da má qualidade do óleo diesel brasileiro. Disponível em: www.cnt.org.br.
Acesso em: 20 dez. 2012 (adaptado).
A substituição do diesel usado nos anos 1980 por aquele difundido em 2012 permitiu uma redução percentual de emissão de SO3 de
A) 86,2%.
B) 96,2%.
C) 97,2%.
D) 99,6%.
E) 99,9%.
Solução
Em 1980 o Diesel apresentava uma concentração de 13 000 ppm de enxofre, enquanto em 2012 a concentração caiu para 50 ppm de enxofre.
Ao subtrair 13 000 ppm de 50 ppm, encontramos uma redução de 12 950 ppm (redução absoluta) em comparação com combustível vendido em 1980 e o vendido em 2012.
Em termos percentuais, a redução de 12 950 ppm corresponde a:
13 000 ppm —— 100%
12 950 ppm —— x
x = 99,6%
Alternativa D