Alguns fatores podem alterar a rapidez das reações químicas. A seguir destacam-se três exemplos no contexto da preparação e da conservação de alimentos:
1. A maioria dos produtos alimentícios se conserva por muito mais tempo quando submetidos à refrigeração. Esse procedimento diminui a rapidez das reações que contribuem para a degradação de certos alimentos.
2. Um procedimento muito comum utilizado em práticas de culinária é o corte dos alimentos para acelerar o seu cozimento, caso não se tenha uma panela de pressão.
3. Na preparação de iogurtes, adicionam-se ao leite bactérias produtoras de enzimas que aceleram as reações envolvendo açúcares e proteínas lácteas.
Com base no texto, quais são os fatores que influenciam a rapidez das transformações químicas relacionadas aos exemplos 1,2 e 3, respectivamente?
A) Temperatura, superfície de contato e concentração.
B) Concentração, superfície de contato e catalisadores.
C) Temperatura, superfície de contato e catalisadores.
D) Superfície de contato, temperatura e concentração.
E) Temperatura, concentração e catalisadores.
Solução
Analisando os exemplos fornecidos, podemos concluir que:
1. A temperatura do sistema diminui quando os alimentos são refrigerados, e em temperaturas mais baixas, as reações químicas ocorrem mais lentamente.
2. Ao cortar os alimentos em pedaços menores, aumenta-se a área de superfície de contato, o que acelera as reações químicas.
3. As enzimas, classificadas como catalisadores biológicos, reduzem a energia de ativação necessária para uma reação química, acelerando assim o processo.
Alternativa C