Quanto aos campos de batalha, os nomes de ilhas melanésias e assentamentos nos desertos norte-africanos, na Birmânia e nas Filipinas tornaram-se tão conhecidos dos leitores de jornais e radiouvintes quanto os nomes de batalhas no Ártico e no Cáucaso, na Normandia, em Stalingrado e em Kursk. A Segunda Guerra Mundial foi uma aula de geografia.
HOBSBAWM, E. Era dos extremos – o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Cia. das Letras, 1997 (adaptado).
Um dos principais acontecimentos do século XX, a Segunda Grande Guerra (1939-1945) foi interpretada no texto como uma aula de geografia porque
A) teve-se ciência de lugares outrora ignorados.
B) foram modificadas fronteiras e relações interestatais.
C) utilizaram mapas estratégicos os exércitos nela envolvidos.
D) tratou-se de um acontecimento que afetou a economia global.
E) tornou o continente europeu o centro das relações internacionais.
Solução
No texto, a Segunda Guerra Mundial é interpretada como uma aula de geografia porque teve-se ciência de lugares outrora ignorados. Hobsbawm destaca que, durante a guerra, o público se familiarizou com locais distantes e antes pouco conhecidos, como ilhas na Melanésia e assentamentos em desertos norte-africanos, assim como os campos de batalha em regiões remotas como o Ártico e o Cáucaso. A abrangência geográfica das batalhas e o destaque dado a diversos cenários ao redor do mundo ampliaram o conhecimento global sobre essas áreas, transformando a guerra em uma verdadeira lição de geografia para o público.
Alternativa A