A história conheceu dois grandes títulos para governar os homens: um que se deve à filiação humana ou divina, ou seja, a superioridade no nascimento; e outro que se deve à organização das atividades produtoras e reprodutoras da sociedade, ou seja, o poder da riqueza. As sociedades são habitualmente governadas por uma combinação desses dois títulos.
RANCIÈRE, J. O ódio à democracia. São Paulo: Boitempo, 2014.
O texto evoca duas explicações acerca da legitimidade do governo nas sociedades ocidentais. Na história recente das democracias, o fenômeno que resulta da combinação mencionada aponta a presença de
A) burocracias dos órgãos estatais.
B) corrupção nas práticas eleitorais.
C) oligarquias nas casas legislativas.
D) degradação nas estruturas fiscais.
E) fortalecimento das siglas partidárias.
Solução
O texto explora duas explicações para a legitimidade do governo nas sociedades ocidentais: uma baseada na filiação humana ou divina (superioridade no nascimento) e outra baseada no poder da riqueza (organização das atividades produtivas e reprodutivas). A combinação desses dois aspectos na história recente das democracias frequentemente resulta na presença de oligarquias nas casas legislativas. Isso ocorre porque a união da influência da riqueza e da posição social pode levar à concentração de poder em um grupo restrito, conhecido como oligarquia, dentro das instituições de governo.
Alternativa C