O biodiesel é um biocombustível que pode ser obtido a partir do processo químico em que óleos ou gorduras são transformados em ésteres metílicos ou etílicos de ácidos graxos. Suas principais vantagens de uso relacionam-se principalmente ao fato de serem oriundos de fontes renováveis e produzirem muito menos poluição do que os derivados de combustíveis fósseis. A figura seguinte mostra, de forma esquemática, o processo de produção de biodiesel a partir do óleo de soja:
De acordo com o descrito, a etapa que representa efetivamente a formação das moléculas orgânicas combustíveis que compõem o biodiesel está representada na figura pelo número
A) 1.
B) 2.
C) 3.
D) 4.
E) 5.
Solução
Na reação de transesterificação, um triglicerídeo (um triéster) é convertido em ésteres mais simples (biodiesel) e glicerina. Essa reação ocorre quando um triglicerídeo reage com um álcool, na presença de um catalisador. De acordo com o que foi descrito, a etapa que efetivamente representa a formação das moléculas orgânicas que compõem o biodiesel está indicada na figura como número 1 (etapa em que ocorre a transesterificação). Esta etapa é crucial, pois é nela em que os triglicerídeos se transformam em outros ésteres que compõe o combustível. Durante o processo, também ocorre a formação da glicerina como subproduto.
Alternativa A