TEXTO I
Em março de 1889, quando apareceram as primeiras romarias atraídas pelos milagres da beata Maria de Araújo, Juazeiro inseriu-se no rol da fundação do espaço religioso. Construía-se mais um centro, como Aparecida do Norte, Canindé ou Lourdes.
RAMOS, F. R. L. O meio do mundo: território sagrado em Juazeiro do Padre Cícero.
Fortaleza: Imprensa Universitária, 2014.
TEXTO II
Não sabemos ao certo quantas pessoas estavam presentes na capela no momento em que a hóstia sangrou na boca de Maria de Araújo. O Padre Cícero nos conta que o fato surpreendeu não só aos presentes, mas a própria beata parecia atordoada com o ocorrido. O fenômeno continuou acontecendo todas as quartas e sextas na Capela de Nossa Senhora das Dores a partir daquele dia. Os paninhos manchados do sangue que escorria da hóstia e da boca da beata, a princípio, ficaram sob a guarda do Padre Cícero, mas logo foram expostos à visitação pública e, além disso, o sangramento foi proclamado como milagre sem o conhecimento e sem a autorização do bispo diocesano.
NOBRE, E. Incêndios da alma. Rio de Janeiro: Multifoco, 2016 (adaptado).
As práticas religiosas mencionadas nos textos estão associadas, respectivamente, à:
A) Delimitação de paisagens urbanas e abandono de componentes espiritualistas.
B) Demarcação de patrimônios afetivos e apropriação de elementos judaizantes.
C) Expansão de fronteiras regionais e subjetivação do cristianismo medieval.
D) Circunscrição de bens simbólicos e admissão de cerimônias ecumênicas.
E) Criação de lugares místicos e experiências do catolicismo popular.
Solução
Os textos destacam que o surgimento de locais místicos no Brasil está intimamente ligado à vivência popular do catolicismo, particularmente em áreas onde ocorreram eventos considerados milagrosos.
Alternativa E