A cal (óxido de cálcio, CaO), cuja suspensão em água é muito usada como uma tinta de baixo custo, dá uma tonalidade branca aos troncos de árvores. Essa é uma prática muito comum em praças públicas e locais privados, geralmente usada para combater a proliferação de parasitas. Essa aplicação, também chamada de caiação, gera um problema: elimina microrganismos benéficos para a árvore.
Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 1 abr. 2010 (adaptado).
A destruição do microambiente, no tronco de árvores pintadas com cal, é devida ao processo de
A) difusão, pois a cal se difunde nos corpos dos seres do microambiente e os intoxica.
B) osmose, pois a cal retira água do microambiente, tornando-o inviável ao desenvolvimento de microrganismos.
C) oxidação, pois a luz solar que incide sobre o tronco ativa fotoquimicamente a cal, que elimina os seres vivos do microambiente.
D) aquecimento, pois a luz do Sol incide sobre o tronco e aquece a cal, que mata os seres vivos do microambiente.
E) vaporização, pois a cal facilita a volatilização da água para a atmosfera, eliminando os seres vivos do microambiente.
Solução
A adição de cal (óxido de cálcio, CaO) ao tronco das árvores faz com que ele se torne hipertônico (mais concentrado) em relação às células dos microrganismos. Em outras palavras, a concentração de solutos no meio externo é superior à concentração dentro das células. Como consequência, a água no interior das células se desloca para o meio externo por meio da osmose. Esse fluxo de água resulta na desidratação dos microrganismos, tornando o microambiente adverso à sua sobrevivência e impedindo sua proliferação.
Alternativa B