Um experimento denominado FunFit foi desenvolvido com o objetivo de fazer com que os membros de uma comunidade local se tornassem mais ativos fisicamente. Todos os participantes do estudo foram vinculados a dois outros membros da comunidade que receberiam pequenos incentivos em dinheiro para serem estimulados a aumentar a sua atividade física, que era medida por acelerômetros nos celulares fornecidos pelo estado. Assim, se a pessoa andasse mais do que o habitual, seus conhecidos receberiam o dinheiro. Os resultados foram assombrosos: o esquema mostrou-se de quatro a oito vezes mais eficaz do que o método de oferecer incentivos individuais.
MOROZOV, E. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu, 2018 (adaptado).
Contrariando a visão prevalente sobre o impacto tecnológico nas relações humanas, o texto revela que os celulares podem desempenhar uma função
A) recreativa, promovendo o lazer em redes integradas.
B) social, estimulando a reciprocidade por meios digitais.
C) laboral, convertendo o desenvolvedor em usuário final.
D) comercial, direcionando a escolha por produtos industrializados.
E) cognitiva, favorecendo a aprendizagem pelas ferramentas virtuais.
Solução
O experimento demonstrou que oferecer benefícios para o grupo como um todo foi muito mais eficaz do que conceder benefícios individuais. Assim, os participantes se tornaram mais ativos, evidenciando um maior estímulo à reciprocidade por meio dos meios digitais.
Alternativa B