Questão 64 – ENEM PPL 2017

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A crítica é uma questão de distância certa. O olhar hoje mais essencial, o olho mercantil que penetra no coração das coisas, chama-se propaganda. Esta arrasa o espaço livre da contemplação e aproxima tanto as coisas, coloca-as tão debaixo do nariz quanto o automóvel que sai da tela de cinema e cresce, gigantesco, tremeluzindo em direção a nós. E, do mesmo modo que o cinema não oferece móveis e fachadas a uma observação crítica completa, mas dá apenas a sua espetacular, rígida e repentina proximidade, também a propaganda autêntica transporta as coisas para primeiro plano e tem um ritmo que corresponde ao de um bom filme.

BENJAMIN, W. Rua de mão única: infância berlinense – 1900. Belo Horizonte: Autêntica, 2013 (adaptado).

O texto apresenta um entendimento do filósofo Walter Benjamin, segundo o qual a propaganda dificulta o procedimento de análise crítica em virtude do(a)

A) caráter ilusório das imagens.

B) evolução constante da tecnologia.

C) aspecto efêmero dos acontecimentos.

D) conteúdo objetivo das informações.

E) natureza emancipadora das opiniões

Solução

O texto do filósofo Walter Benjamin ilustra sua ideia de que a propaganda compromete a análise crítica devido ao caráter ilusório das imagens que utiliza. Ao apresentar um produto ao consumidor, a propaganda não visa avaliá-lo de maneira racional ou fornecer uma análise crítica. Em vez disso, seu objetivo é criar uma imagem atraente que engane a percepção e desestimule a reflexão crítica sobre o produto.

Alternativa A

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