A elevação da temperatura das águas de rios, lagos e mares diminui a solubilidade do oxigênio, pondo em risco as diversas formas de vida aquática que dependem desse gás. Se essa elevação de temperatura acontece por meios artificiais, dizemos que existe poluição térmica. As usinas nucleares, pela própria natureza do processo de geração de energia, podem causar esse tipo de poluição.
Que parte do ciclo de geração de energia das usinas nucleares está associada a esse tipo de poluição?
A) Fissão do material radioativo.
B) Condensação do vapor-d’água no final do processo.
C) Conversão de energia das turbinas pelos geradores.
D) Aquecimento da água líquida para gerar vapor-d’água.
E) Lançamento do vapor-d’água sobre as pás das turbinas.
Solução
Nas usinas nucleares, a energia térmica gerada pelo reator é utilizada para vaporizar água. Esse vapor, sob alta pressão, é direcionado para as turbinas, que por sua vez acionam os geradores para produzir eletricidade. Após sua passagem pelas turbinas, o vapor é resfriado e condensado em condensadores para ser retornado às caldeiras.
O processo de resfriamento nos condensadores envolve a troca de calor com água de rios, lagos e mares, conforme mencionado no texto. Esse uso de água para resfriamento resulta em poluição térmica, uma vez que a água aquecida é devolvida ao ambiente natural, alterando a temperatura dos corpos d’água e afetando os ecossistemas locais.
Alternativa B