Visando minimizar impactos ambientais, a legislação brasileira determina que resíduos químicos lançados diretamente no corpo receptor tenham pH entre 5,0 e 9,0. Um resíduo líquido aquoso gerado em um processo industrial tem concentração de íons hidroxila igual a 1,0 × 10−10 mol/L. Para atender a legislação, um químico separou as seguintes substâncias, disponibilizadas no almoxarifado da empresa: CH3COOH, Na2SO4, CH3OH, K2CO3 e NH4Cl.
Para que o resíduo possa ser lançado diretamente no corpo receptor, qual substância poderia ser empregada no ajuste do pH?
A) CH3COOH
B) Na2SO4
C) CH3OH
D) K2CO3
E) NH4Cl
Solução
Uma concentração de íons hidroxila (OH⁻) igual a 1 × 10⁻¹⁰ mol/L, resulta em um pOH igual a 10 (pOH = – log [OH⁻]). Sabendo que a soma do pH e pOH é igual a 14, concluímos que o valor do pH é 4.
O pH ideal, conforme especificado na questão, deve estar entre 5 e 9. Portanto, é necessário elevar o pH (reduzir a acidez).
A redução da acidez ocorre a partir da adição de uma substância de caráter básico, com potencial para neutralizar o ácido (mesmo que parcialmente) e elevar o pH.
Dentre as opções, o K₂CO₃ é o único composto com caráter básico e, portanto, é a escolha correta para aumentar o pH da solução. É um sal derivado de uma base forte e um ácido fraco.
Alternativa D