A partir do mapa apresentado, é possível inferir que nas últimas décadas do século XX, registraram-se processos que resultaram em transformações na distribuição das atividades econômicas e da população sobre o território brasileiro, com reflexos no PIB por habitante. Assim,
A) as desigualdades econômicas existentes entre regiões brasileiras desapareceram, tendo em vista a modernização tecnológica e o crescimento vivido pelo país.
B) os novos fluxos migratórios instaurados em direção ao Norte e ao Centro-Oeste do país prejudicaram o desenvolvimento socioeconômico dessas regiões, incapazes de atender ao crescimento da demanda por postos de trabalho.
C) o Sudeste brasileiro deixou de ser a região com o maior PIB industrial a partir do processo de desconcentração espacial do setor, em direção a outras regiões do país.
D) o avanço da fronteira econômica sobre os estados da região Norte e do Centro-Oeste resultou no desenvolvimento e na introdução de novas atividades econômicas, tanto nos setores primário e secundário, como no terciário.
E) o Nordeste tem vivido, ao contrário do restante do país, um período de retração econômica, como consequência da falta de investimentos no setor industrial com base na moderna tecnologia.
Solução
O avanço da fronteira agrícola, que se desloca do Sul para o Norte e abrange o Centro-Oeste, é um fenômeno significativo e contemporâneo que influencia a concentração e a distribuição do PIB, não se restringindo apenas à região Sudeste. Esse processo tem levado à expansão das atividades agrícolas em novas áreas, enquanto o Nordeste tem fornecido grande parte da mão de obra migrante para essas regiões emergentes. Essa dinâmica contribui para a crescente concentração fundiária no Centro-Oeste e ressalta as dificuldades enfrentadas pelo Nordeste, resultando em suas baixas taxas de desenvolvimento econômico. A transformação no uso da terra e na mobilidade da força de trabalho revela como essas mudanças impactam a distribuição de riqueza e o crescimento regional no Brasil.
Alternativa D