A característica que permite identificar um planeta no céu é o seu movimento relativo às estrelas fixas. Se observarmos a posição de um planeta por vários dias, verificaremos que sua posição em relação às estrelas fixas se modifica regularmente. A figura destaca o movimento de Marte observado em intervalos de 10 dias, registrado da Terra.
Qual a causa da forma da trajetória do planeta Marte registrada na figura?
A) A maior velocidade orbital da Terra faz com que, em certas épocas, ela ultrapasse Marte.
B) A presença de outras estrelas faz com que sua trajetória seja desviada por meio da atração gravitacional.
C) A órbita de Marte, em torno do Sol, possui uma forma elíptica mais acentuada que a dos demais planetas.
D) A atração gravitacional entre a Terra e Marte faz com que este planeta apresente uma órbita irregular em torno do Sol.
E) A proximidade de Marte com Júpiter, em algumas épocas do ano, faz com que a atração gravitacional de Júpiter interfira em seu movimento.
Solução
Conforme as leis de Kepler, os planetas descrevem trajetórias elípticas ao redor do Sol, portanto quanto mais distante do Sol, menor é a velocidade de translação ou orbital de um planeta. Como a Terra está mais próxima do Sol, ela apresenta maior velocidade orbital. A figura mostra o movimento de Marte em relação a Terra. Devido a maior velocidade orbital da Terra e a menor distância ao Sol a Terra “ultrapassa” Marte em certas épocas, formando o laço representado na figura, provocando a impressão que marte retrocede no céu.
Alternativa A