O movimento migratório no Brasil é significativo, principalmente em função do volume de pessoas que saem de uma região com destino a outras regiões. Um desses movimentos ficou famoso nos anos 80, quando muitos nordestinos deixaram a região Nordeste em direção ao Sudeste do Brasil. Segundo os dados do IBGE de 2000, este processo continuou crescente no período seguinte, os anos 90, com um acréscimo de 7,6% nas migrações deste mesmo fluxo. A Pesquisa de Padrão de Vida, feita pelo IBGE, em 1996, aponta que, entre os nordestinos que chegam ao Sudeste, 48,6% exercem trabalhos manuais não qualificados, 18,5% são trabalhadores manuais qualificados, enquanto 13,5%, embora não sejam trabalhadores manuais, se encontram em áreas que não exigem formação profissional. O mesmo estudo indica também que esses migrantes possuem, em média, condição de vida e nível educacional acima dos de seus conterrâneos e abaixo dos de cidadãos estáveis do Sudeste.
Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 30 jul. 2009 (adaptado).
Com base nas informações contidas no texto, depreende-se que
A) o processo migratório foi desencadeado por ações de governo para viabilizar a produção industrial no Sudeste.
B) os governos estaduais do Sudeste priorizaram a qualificação da mão-de-obra migrante.
C) o processo de migração para o Sudeste contribui para o fenômeno conhecido como inchaço urbano.
D) as migrações para o sudeste desencadearam a valorização do trabalho manual, sobretudo na década de 80.
E) a falta de especialização dos migrantes é positiva para os empregadores, pois significa maior versatilidade profissional.
Solução
O crescimento urbano na região Sudeste do Brasil resultou de um processo de urbanização desordenada, característico de muitos países em desenvolvimento. Esse crescimento desordenado ocorreu principalmente em torno das indústrias de base que se estabeleceram nas novas áreas urbanas. A dificuldade no acesso à terra e a busca por melhores condições de vida e oportunidades de emprego impulsionaram um massivo movimento migratório de trabalhadores para essas cidades. Além disso, a Consolidação das Leis do Trabalhistas (CLT), instituída durante o governo de Getúlio Vargas, desempenhou um papel significativo nesse processo ao assegurar direitos trabalhistas para os trabalhadores urbanos, o que contribuiu para a atração de mão de obra e a consolidação das áreas urbanas em expansão.
Alternativa C