Questão 75 – ENEM PPL 2014 (Caderno BRANCO)

Questão 75 – ENEM PPL 2014 (Caderno BRANCO)

Um método para determinação do teor de etanol na gasolina consiste em misturar volumes conhecidos de água e de gasolina em um frasco específico. Após agitar o frasco e aguardar um período de tempo, medem-se os volumes das duas fases imiscíveis que são obtidas: uma orgânica e outra aquosa. O etanol, antes miscível com a gasolina, encontra-se agora miscível com a água.

Para explicar o comportamento do etanol antes e depois da adição de água, é necessário conhecer

A) a densidade dos líquidos.

B) o tamanho das moléculas.

C) o ponto de ebulição dos líquidos.

D) os átomos presentes nas moléculas.

E) o tipo de interação entre as moléculas.

Solução

O etanol é uma molécula orgânica polar devido à presença do grupo hidroxila (-OH) e à sua cadeia carbônica relativamente pequena. Apesar de ser polar, o etanol pode se misturar com gasolina, que é apolar. Isso ocorre porque a cadeia carbônica do etanol consegue, de certa forma, interagir com as moléculas apolares da gasolina. Esse efeito permite que o etanol se solubilize parcialmente na gasolina, embora as interações não sejam tão fortes.

No entanto, ao adicionar água à mistura, o etanol começa a interagir de forma preferencial e mais significativa com a água. A água é uma substância polar e pode formar interações intermoleculares do tipo ligações de hidrogênio com o grupo hidroxila do etanol. Essas interações são muito mais fortes do que as interações álcool-gasolina. Assim, na presença de água, o etanol migra para a fase aquosa e se separa da fase orgânica.

Alternativa E

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um colega:

Questões relacionadas:

Pesquise por exemplo:

• Questão 54 enem 2019
• Enem 2018
• Função

bg_popup_blog_cel-v1

Se cadastre para participar do curso semanal gratuito e receber os materiais!