Polemizando contra a tradicional tese aristotélica, que via na sociedade o resultado de um instinto primordial, Hobbes sustenta que no gênero humano, diferentemente do animal, não existe sociabilidade instintiva. Entre os indivíduos não existe um amor natural, mas somente uma explosiva mistura de temor e necessidade recíprocos que, se não fosse disciplinada pelo Estado, originaria uma incontrolável sucessão de violências e excessos.
NICOLAU, U. Antologia ilustrada de filosofia: das origens à Idade Moderna. São Paulo: Globo, 2005 (adaptado).
Referente à constituição da sociedade civil, considere, respectivamente, o correto posicionamento de Aristóteles e Hobbes:
A) Instrumento artificial para a realização da justiça e forma de legitimação do exercício da coerção e da violência.
B) Realização das disposições naturais do homem e artifício necessário para frear a natureza humana.
C) Resultado involuntário da ação de cada indivíduo e anulação dos impulsos originários presentes na natureza humana.
D) Objetivação dos desejos da maioria e representação construída para possibilitar as relações interpessoais.
E) Realização da razão e expressão da vontade dos governados.
Solução
Aristóteles e Hobbes têm visões distintas sobre a constituição da sociedade civil. Aristóteles acredita que a sociedade é o resultado natural das disposições humanas para viver em comunidade, como uma realização das tendências naturais do ser humano para a sociabilidade. Em contraste, Hobbes argumenta que a sociedade é uma construção artificial necessária para controlar os impulsos naturais agressivos dos indivíduos, que sem a intervenção do Estado, levariam a um estado de constante conflito e violência. Portanto, Aristóteles vê a sociedade como uma expressão da natureza humana, enquanto Hobbes a vê como uma solução para a natureza humana instável e potencialmente violenta.
Alternativa B