A verdade sobre o envelhecimento das populações
Tem se tornado popular produzir grandes projeções de redução de prosperidade baseada no envelhecimento demográfico. Mas será que isso é realmente um problema?
A média de idade nos Estados Unidos é atualmente de 36 anos. Na Etiópia, a média é de 18 anos. O país com maior número de idosos é a Alemanha, onde a média de idade é de 45 anos. Países em que a população mais jovem domina são mais pobres, e aqueles com a população dominante mais idosa são mais ricos. Então por que temer o envelhecimento da população?
Existem pelo menos duas razões. A primeira é psicológica: em analogia ao envelhecimento das pessoas, sugere que, à medida que as populações envelhecem, tornam-se mais fracas e perdem acuidade mental. A segunda decorre dos economistas e de um indicador conhecido como razão de dependência, que pressupõe que todos os adultos com menos de 65 anos contribuem para a sociedade, e todos com mais de 65 anos são um peso. E a proporção de pessoas com mais de 65 anos tende a aumentar.
LUTZ, W. Azul Magazine, ago. 2017 (adaptado).
A articulação entre as informações do texto leva à compreensão de que ele propõe um(a)
A) levantamento das causas do envelhecimento das populações.
B) análise dos dados demográficos de diferentes países do mundo.
C) comparação entre a idade da população economicamente ativa no mundo.
D) questionamento sobre o impacto negativo do envelhecimento da população.
E) alerta aos economistas sobre as contribuições da população abaixo dos 65 anos.
Solução
O texto questiona a visão negativa sobre o impacto do envelhecimento da população, apesar de apresentar razões psicológicas e econômicas frequentemente associadas ao envelhecimento. O autor desafia a ideia de que o envelhecimento necessariamente reduz a prosperidade, argumentando que os países com populações mais velhas tendem a ser mais ricos, enquanto países com populações mais jovens são mais pobres.
Alternativa D