Os pesticidas modernos são divididos em várias classes, entre as quais se destacam os organofosforados, materiais que apresentam efeito tóxico agudo para os seres humanos. Esses pesticidas contêm um átomo central de fósforo ao qual estão ligados outros átomos ou grupo de átomos como oxigênio, enxofre, grupos metoxi ou etoxi, ou um radical orgânico de cadeia longa. Os organofosforados são divididos em três subclasses: Tipo A, na qual o enxofre não se incorpora na molécula; Tipo B, na qual o oxigênio, que faz dupla ligação com fósforo, é substituído pelo enxofre; e Tipo C, no qual dois oxigênios são substituídos por enxofre.
BAIRD, C. Química Ambiental. Bookmam, 2005.
Um exemplo de pesticida organofosforado Tipo B, que apresenta grupo etoxi em sua fórmula estrutural, está representado em:
Solução
O grupo etóxi é caracterizado pela presença de um oxigênio ligado a 2 carbonos da seguinte forma: -O-CH2CH3.Vale mencionar que o grupo em questão se ligará a molécula do pesticida a partir do átomo de oxigênio. Das estruturas apresentadas, a única que possui o grupo etóxi é a representada pela letra E. Além disso, também corresponde a um pesticida organofosforado Tipo B, uma vez que o oxigênio, que fazia dupla ligação com fósforo, foi substituído pelo enxofre.
Alternativa E