O principal processo industrial utilizado na produção de fenol é a oxidação do cumeno (isopropilbenzeno). A equação mostra que esse processo envolve a formação do hidroperóxido de cumila, que em seguida é decomposto em fenol e acetona, ambos usados na indústria química como precursores de moléculas mais complexas. Após o processo de síntese, esses dois insumos devem ser separados para comercialização individual.
Considerando as características físico-químicas dos dois insumos formados, o método utilizado para a separação da mistura, em escala industrial, é a
A) filtração.
B) ventilação.
C) decantação.
D) evaporação.
E) destilação fracionada.
Solução
Os dois compostos formados, fenol e acetona, são polares e, portanto, solúveis um no outro, o que origina uma mistura homogênea líquido-líquido. Para separá-los, a destilação fracionada é a técnica mais adequada, tendo em vista diferenças consideráveis em seus pontos de ebulição.
O fenol possui um ponto de ebulição mais alto do que a acetona, principalmente devido à capacidade do fenol de formar ligações de hidrogênio entre suas moléculas. Além disso, também possui maior massa molar em comparação com a acetona, o que também contribui para seu ponto de ebulição mais elevado. Dessa forma, a destilação fracionada é uma técnica eficaz para separar esses compostos, aproveitando as diferenças em suas temperaturas de ebulição.
Alternativa E