Nas Antilhas, o jovem negro que, na escola, não para de repetir “nossos pais, os gauleses”, identifica-se com o explorador, com o civilizador, com o branco que traz a verdade aos selvagens, uma verdade toda branca. Há identificação, isto é, o jovem negro adota subjetivamente uma atitude de branco. Ele carrega o herói, que é branco, com toda a sua agressividade — a qual, nessa idade, assemelha-se estreitamente a uma dádiva: uma dádiva carregada de sadismo.
FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: Edufba, 2008.
A reflexão do autor sobre o processo de socialização apresentado no texto expõe qual elemento constituidor das relações sociais?
A) A violência estatal.
B) O racismo estrutural.
C) A opressão religiosa.
D) O desemprego crônico.
E) A desigualdade educacional.
Solução
A análise de Frantz Fanon no trecho de Pele negra, máscaras brancas examina o processo de socialização em contextos coloniais e raciais. Ele descreve como o jovem negro, ao se identificar com figuras brancas e civilizadoras, absorve uma perspectiva de mundo que favorece o branco e menospreza sua própria identidade. Esse processo ilustra a internalização de um sistema racial opressivo, onde a identidade e o valor do indivíduo são moldados por estruturas de poder racialmente hierárquicas.
Alternativa B