Seda, madeiras aromáticas e têxteis, obras de arte, lã, cristais e muitas, muitas peças de porcelana chegaram ao Brasil ao longo dos séculos XVII e XVIII. A opulência proporcionada pelo ouro fez com que esses itens fossem ainda mais presentes em cidades mineiras como Ouro Preto, Mariana e Sabará. Esses objetos inspiraram a criação das chinesices, termo que designa um tipo de arte que evoca motivos chineses, presentes em várias igrejas barrocas de Minas Gerais. No Brasil, é bem provável que a inspiração para as pinturas nas igrejas barrocas com pássaros, elefantes, tigres, mandarins e pagodes tenha sido tirada de gravuras, tecidos, móveis e, principalmente, das porcelanas chinesas que circulavam livremente em uma sociedade enriquecida pelo comércio do ouro e pedras preciosas.
MARIUZZO, P. Estudos interdisciplinares ampliam conhecimento sobre chinesice no barroco mineiro.
Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br. Acesso em: 23 nov. 2021 (adaptado).
O desenvolvimento do processo artístico descrito no texto foi possível pelo(a)
A) representação arquitetônica.
B) intercâmbio transcontinental.
C) dependência econômica.
D) intervenção estatal.
E) padrão estético.
Solução
O texto menciona que a influência da arte chinesa nas igrejas barrocas de Minas Gerais foi facilitada pela chegada de objetos como porcelanas e tecidos chineses ao Brasil, devido a um intercâmbio cultural e comercial com a China. Esse contato internacional permitiu a integração de motivos chineses nas obras e decorações das igrejas barrocas em Minas Gerais.
Alternativa B