Questão 089 – ENEM 2019 PPL

Questão 089 – ENEM 2019 PPL

No litoral sudeste, especialmente na região de Cabo Frio (RJ), ocorre, por vezes, um fenômeno interessante, que abaixa a temperatura da água do mar a até 14 °C, nos meses de janeiro e fevereiro. Isso acontece devido ao vento, que, no verão, sopra constantemente da direção nordeste. Assim, esse vento constante empurra as águas da superfície, que haviam sofrido insolação e, portanto, estavam aquecidas (em torno de 26 °C), para o oceano aberto. Origina-se, então, uma lacuna de água junto à costa, que é preenchida por águas profundas, bem mais frias, que sobem e atingem a superfície. A ascensão das águas frias é chamada de ressurgência.

VIEIRA, A. C. M.; ALVES, D. S. C.; MATSCHINSKE, E. G. Influência das correntes oceânicas no clima do Brasil. Disponível em:  http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 10 out. 2015.

Uma importância econômica do fenômeno apresentado reside no fato de que ele favorece o surgimento de

A) recifes de corais, atraindo o turismo.

B) áreas de cardumes, beneficiando a pesca.

C) zonas de calmaria, facilitando a navegação.

D) locais de águas límpidas, favorecendo o mergulho.

E) campos de sedimentos orgânicos, formando o petróleo.

Solução

No texto, é descrito um fenômeno de ressurgência ao largo da costa de Cabo Frio (RJ), onde águas profundas e frias sobem para substituir as águas superficiais aquecidas que foram empurradas para o oceano aberto pelo vento. Esse processo resulta em águas mais frias na superfície, o que cria condições favoráveis para a concentração de nutrientes e, consequentemente, para o surgimento de áreas ricas em vida marinha.

Assim, uma importância econômica do fenômeno da ressurgência é que ele favorece o surgimento de áreas de cardumes, beneficiando a pesca.

Alternativa B

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um colega:

Questões relacionadas:

Pesquise por exemplo:

• Questão 54 enem 2019
• Enem 2018
• Função