A toxicidade de algumas substâncias é normalmente representada por um índice conhecido como DL50 (dose letal mediana). Ele representa a dosagem aplicada a uma população de seres vivos que mata 50% desses indivíduos e é normalmente medido utilizando-se ratos como cobaias. Esse índice é muito importante para os seres humanos, pois ao se extrapolar os dados obtidos com o uso de cobaias, pode-se determinar o nível tolerável de contaminação de alimentos, para que possam ser consumidos de forma segura pelas pessoas. O quadro apresenta três pesticidas e suas toxicidades. A unidade mg/kg indica a massa da substância ingerida pela massa da cobaia.
Sessenta ratos, com massa de 200 g cada, foram divididos em três grupos de vinte. Três amostras de ração, contaminadas, cada uma delas com um dos pesticidas indicados no quadro, na concentração de 3 mg por grama de ração, foram administradas para cada grupo de cobaias. Cada rato consumiu 100 g de ração.
Qual(ais) grupo(s) terá(ão) uma mortalidade mínima de 10 ratos?
A) O grupo que se contaminou somente com atrazina.
B) O grupo que se contaminou somente com diazinon.
C) Os grupos que se contaminaram com atrazina e malation.
D) Os grupos que se contaminaram com diazinon e malation.
E) Nenhum dos grupos contaminados com atrazina, diazinon e malation.
Solução
A quantidade de pesticida ingerida por cada rato, após o consumo de 100 g da ração, é:
3 mg de pesticida ———– 1 g da ração
x ——————————— 100 g da ração
x = 300 mg de pesticida
Como a toxicidade de cada substância é avaliada com base na massa do indivíduo, devemos calcular a razão entre a quantidade de pesticida ingerida (300 mg) e a massa de cada rato (200 g ou 0,2 kg). Portanto, temos:
300 mg de pesticida ——— 200 g (massa do rato)
y ———————————- 1000 g (massa corporal)
y = 1500 mg/1000 g, que pode ser interpretado como 1500 mg/kg
– Diazinon: causa a morte de 50% dos indivíduos com uma dosagem de 70 mg/kg. Portanto, com uma dosagem de 1.500 mg/kg, é esperado que mais de 50% dos ratos do grupo experimental venham a falecer.
– Malation: causa a morte de 50% dos indivíduos com uma dosagem de 1.000 mg/kg. Assim, com uma dosagem de 1.500 mg/kg, é esperado que mais de 50% dos ratos do grupo experimental venham a falecer.
– Atrazina: causa a morte de 50% dos indivíduos com uma dosagem de 3.100 mg/kg. Dessa forma, com uma dosagem de 1.500 mg/kg, é esperado que menos de 50% dos ratos do grupo experimental venham a falecer.
Os grupos que apresentarão uma mortalidade mínima de 10 ratos, ou seja, a morte de pelo menos 50% dos ratos do grupo experimental, são os que ingeriram diazinon e malation.
Alternativa D