Do ponto de vista genético, o número de cromossomos é uma característica marcante de cada espécie. A goiabeira (Psidium guajava L.), por exemplo, apresenta como padrão específico 22 cromossomos. A organização celular do gametófito feminino (saco embrionário) das flores de Angiospermas é complexa, sendo formado por um conjunto de oito células que, após a fecundação, originarão células com diferentes números cromossômicos. Nesse grupo, as células somáticas são diploides, as gaméticas são haploides e o tecido de reserva da semente é triploide.
Durante o ciclo de vida de uma goiabeira, quantos cromossomos podem ser encontrados, respectivamente, na oosfera, no zigoto e no endosperma?
A) 22, 22, 33
B) 11, 22, 33
C) 22, 44, 33
D) 11, 22, 44
E) 11, 22, 22
Solução
Como o texto menciona, a goiabeira (Psidium guajava L.) apresenta como padrão específico 22 cromossomos. O gameta feminino, a oosfera, é haplóide e possui metade do número de cromossomos da espécie, o que para a goiabeira equivale a 11 cromossomos. Após a fertilização, o zigoto resultante da fusão da oosfera com o núcleo espermático é diploide, contendo o número completo de cromossomos da espécie, ou seja, 22 cromossomos. Por fim, o endosperma, tecido de reserva da semente, é formado pela fusão de um núcleo espermático com dois núcleos polares (cada um de 11 cromossomos), resultando em um tecido triploide com 33 cromossomos na goiabeira. Portanto, o número de cromossomos da oosfera é 11 (haplóide), do zigoto é 22 (diplóide), e do endosperma é 33 (triploide).
Alternativa B