Uma ferramenta biotecnológica para identificação de cadáveres é a análise de seu DNA mitocondrial e a comparação com o DNA mitocondrial de pessoas de uma família que esteja reivindicando o corpo. Sabe-se que a herança mitocondrial é materna.
Estão disponíveis os seguintes membros de uma família que poderiam doar material para a confirmação da identidade de um cadáver por meio da análise de DNA mitocondrial:
1. a sobrinha, filha de um irmão;
2. a tia, irmã de seu pai;
3. o primo, filho da irmã de sua mãe;
4. o avô materno;
5. a prima, filha do irmão de sua mãe.
SYKES, B. As sete filhas de Eva: a ciência que revela nossa herança genética. Rio de Janeiro: Record, 2003 (adaptado).
A confirmação da identidade do cadáver será possível com a utilização do DNA mitocondrial do(a)
A) sobrinha.
B) tia.
C) primo.
D) avô.
E) prima.
Solução
Para confirmar a identidade do cadáver através da análise de DNA mitocondrial, é necessário considerar que a herança desse tipo de DNA ocorre exclusivamente pela linha materna. Portanto, apenas indivíduos que compartilham uma ancestralidade materna direta com a pessoa falecida podem ser utilizados para essa confirmação. Dentre as alternativas, o único membro da família que possivelmente compartilha o mesmo DNA mitocondrial que a pessoa falecida é o primo. Ele é filho da irmã da mãe da pessoa falecida, o que significa que ele teria herdado o mesmo DNA mitocondrial materno que a pessoa falecida.
Alternativa C