Uma das coisas mais importantes para ter em mente ao realizar a prova do ENEM é a estratégia de prova. Com uma boa estratégia definida você consegue não só gerenciar melhor o seu tempo, quanto se dedicar melhor no que você tem controle, diminuir seu estresse e melhorar seus resultados. 🚀
Parece ótimo, não? 💜😉
Para realizar uma boa prova ter estratégia é fundamental. Mas o que fazer quando você se depara com uma questão cujo conteúdo você não sabe? Ou quando você se perde no tempo de resolução de umas questões, o tempo do final da prova se aproxima e você não vai conseguir resolver todas e preencher o cartão-resposta? Imagine essa situação. Você vai deixar essas questões em branco? Nem pensar!
É nesses casos (e somente neles) que você pode aplicar as técnicas de chute que vão permitir com que você consiga responder todas as questões e ainda te dar uma probabilidade maior de acerto. E pensando nisso, resolvemos trazer aqui algumas delas que vão te ajudar nessas situações e ainda garantir uns pontos a mais na disputa por aquela vaga dos sonhos. Então, use com sabedoria.
Técnica de chute – A Técnica da lógica:
Como você sabe, a prova do ENEM é criada de forma contextualizada com questões aplicadas à realidade do estudante ou das questões do país. Tendo em vista isso, as alternativas devem também sempre fazer sentido. 🔎
Um bom exemplo de quando usar essa técnica é uma questão de geometria espacial que pede para calcular o volume de uma xícara de para tomar café. Uma xícara de café consegue comportar 2 litros? Então essa alternativa, pela lógica, já está eliminada.
Técnica de chute – A Técnica do desenho:
Dizem que os olhos enganam. Mas em se tratando de ENEM, uma boa observação pode fazer toda a diferença. Questões com desenhos podem até te trazer a resposta correta com uma análise mais precisa. E é nesse sentido que usamos a técnica do desenho.
Imagine uma questão em que tem um desenho e o enunciado pede para você descobrir o tamanho de um segmento de reta de medida x. Ao observar com mais atenção, você nota que ao lado dele, tem um segmento de reta de medida de 10cm. Analisando melhor, você observa que a reta cuja medida você precisa descobrir é um pouco menor que a reta de 10 cm. E nas alternativas você encontra 10 cm, 15 cm, 2 cm, 8 cm e 9 cm. Só com essas informações você consegue eliminar 2 cm, 10 cm e 15 cm. Só vai precisar chutar entre 8 cm e 9 cm. Isso já aumentaria suas chances de acerto. Não acha?
Técnica de chute – A Técnica da Maioria:
A prova do ENEM sempre vai seguir padrões lógicos e uma das coisas que fazem na formulação das questões é a inserção de alternativas próximas da correta para confundir e testar mais a fundo os conhecimentos do vestibulando. Mas quando você se depara com uma questão cujo conteúdo você não sabe absolutamente de nada (e atenção aqui), vai saber que pode ser o melhor momento para aplicar a técnica da maioria.
Um exemplo de quando usar é em uma questão de equação na qual você observa as alternativas e identifica que alguns valores se repetem em outras alternativas. Você vai observando termo por termo e eliminando as que não se repetem na maioria. Até o momento em que você encontrar a alternativa com valores que estão presentes na maioria das alternativas. As chances de você encontrar a alternativa correta são muito maiores.
Está pensando que acabou? ✍️🚀
E se eu te dissesse que essas são apenas algumas das técnicas de chute que você pode aplicar na sua prova do ENEM? Tem muitas outras pra você conhecer!
Preparamos um material exclusivo com todas as técnicas de chute explicadas em detalhes e com exercícios de resolução prática é só clicar aqui e adquirir agora mesmo esse conteúdo que vai ser o diferencial na sua prova e te destacar dos concorrentes. Corre!