O manual de um automóvel alerta sobre os cuidados em relação à pressão do ar no interior dos pneus. Recomenda-se que a pressão seja verificada com os pneus frios (à temperatura ambiente). Um motorista, desatento a essa informação, realizou uma viagem longa sobre o asfalto quente e, em seguida, verificou que a pressão P0 no interior dos pneus não era a recomendada pelo fabricante. Na ocasião, a temperatura dos pneus era T0. Após um longo período em repouso, os pneus do carro atingiram a temperatura ambiente T. Durante o resfriamento, não há alteração no volume dos pneus e na quantidade de ar no seu interior. Considere o ar dos pneus um gás perfeito (também denominado gás ideal). Durante o processo de resfriamento, os valores de pressão em relação à temperatura (P × T) são representados pelo gráfico:
Solução
Para um gás ideal nós utilizamos a seguinte equação:
Onde P é a pressão, V é o volume, T a temperatura, n e R são o número de mols e a constante do gás ideal respectivamente.
Se o volume for constante é possível isolar a pressão da seguinte forma:
Sabendo que V, n e R são constantes, a equação se torna Pressão em função da Temperatura:
Dessa forma, a equação da pressão se assemelha a uma equação do primeiro grau y(x) = ax +b, no qual o gráfico representa uma reta decrescente, visto que a temperatura parte inicialmente quente e decai quando o veículo está em repouso.
Alternativa E