Em uma floresta, existem 4 espécies de insetos, A, B, C e P, que têm um ciclo de vida semelhante. Essas espécies passam por um período, em anos, de desenvolvimento dentro de seus casulos. Durante uma primavera, elas saem, põem seus ovos para o desenvolvimento da próxima geração e morrem.
Sabe-se que as espécies A, B e C se alimentam de vegetais e a espécie P é predadora das outras 3. Além disso, a espécie P passa 4 anos em desenvolvimento dentro dos casulos, já a espécie A passa 8 anos, a espécie B passa 7 anos e a espécie C passa 6 anos.
As espécies A, B e C só serão ameaçadas de extinção durante uma primavera pela espécie P, se apenas uma delas surgirem na primavera junto com a espécie P.
Nessa primavera atual, todas as 4 espécies saíram dos casulos juntas.
Qual será a primeira e a segunda espécies a serem ameaçadas de extinção por surgirem sozinhas com a espécie predadora numa próxima primavera?
A) A primeira a ser ameaçada é a espécie C e a segunda é a espécie B.
B) A primeira a ser ameaçada é a espécie A e a segunda é a espécie B.
C) A primeira a ser ameaçada é a espécie C e a segunda é a espécie A.
D) A primeira a ser ameaçada é a espécie A e a segunda é a espécie C.
E) A primeira a ser ameaçada é a espécie B e a segunda é a espécie C.
Solução
Como temos a ideia de reencontro na questão, basta fazer o MMC entre a espécie analisada e a espécie predadora, e depois analisar de quanto em quanto tempo saem juntas.
Espécie A e P: MMC entre 8 e 4, que dá 8
Espécie B e P: MMC entre 7 e 4, que dá 28
Espécie C e P: MMC entre 6 e 4, que dá 12
Assim, é possível concluir que a espécie A sairá com a P após 8 anos, a B após 28 e a C após 12. Desse modo, a primeira e a segunda espécie a serem ameaçadas de extinção serão, respectivamente, A e C.
Alternativa D