Anúncios publicitários geralmente fazem uso de elementos verbais e não verbais. Nessa peça publicitária, a imagem, que simula um manual, e o texto verbal, que faz uso de uma variedade de língua específica, combinados, pretendem
A) fazer a gradação de comportamentos e de atitudes em termos da gravidade de efeitos da bebida alcoólica.
B) aconselhar o leitor da peça publicitária a não “pegar” a namorada do amigo para o “bicho não pegar”.
C) promover a mudança de comportamento dos jovens em relação ao consumo do álcool e à direção.
D) demonstrar que a viagem de ônibus ou de táxi é mais segura, independentemente do consumo de álcool.
E) incentivar a prática da carona em carros de motoristas do sexo feminino.
Solução
Anúncios publicitários frequentemente utilizam uma combinação de elementos verbais e não verbais para transmitir uma mensagem clara e persuasiva. No caso descrito, a peça publicitária parece simular um manual e utiliza uma variedade específica de linguagem que visa influenciar o comportamento do público, especialmente dos jovens, em relação ao consumo de álcool e à direção. Essa combinação de imagem e texto tem o objetivo de conscientizar e promover a mudança de atitudes quanto à direção responsável, evitando os riscos relacionados ao consumo de álcool.
Alternativa C